quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aracnídeos Peçonhentos:

                                                     Aracnídeos Peçonhentos   
      

Os animais peçonhentos são aqueles que possuem peçonha e aparelho inoculador especifico, como, presas, aguilhão, quelíceras e espículas. No caso das aranhas são os aguilhões localizados na base das queliceras, e dos escorpiões o aguilhão localizado no final do télson.
No Brasil os aracnídeos peçonhentos ou de importância medica, são 3 gêneros de aranhas e 1 gênero de escorpião.
                                                                                     PREVENÇÃO
        Evitar acúmulos de lixo e entulhos, fazer controle de pragas como baratas que servem de alimentos a estes animais. Sempre sacudir calçados e roupas guardados, antes de usa-los.
Em casos de acidentes tentar manter a calma e procurar ajuda medica o mais rápido possível, e nunca fazer torniquetes, corte no local da picada ou tenta sugar o veneno, estes procedimentos podem levar a um agravamento do acidente.

ARANHAS
As principais aranhas causadoras de acidentes no Brasil, são a Phoneutria (armadeira)
a Loxosceles (aranha marrom),
             
a Lycosa (tarântula)

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Perguntas e respostas:

                                                              Aracnídeos
1- O que eles comem?
2- Quantas especies de aracnídeos existem?
3- Onde ele vivem?
4- Qual aracnídeo é o mais perigoso?
5- Eles possuem assas antenas e cabeças?
6- Quantas patas eles tem?E como conseguem se fixar na parede?
7- Quais são as principais características deles?
8- Oque fazer quando você leva uma picado de aranha?
9- Como eles se reproduzem?
10- Que doenças eles podem transmitir?

                                              Respostas 


1-Insetos, grilos, gafanhotos, baratas, vários outros insetos e pequenos mamíferos como ratos.
2-Os aracnídeos (do latim científico: Arachnida) são uma classe do filo dos artrópodes que inclui, dentre outrosaranhas,carrapatos, ácaros, opiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies.
3- As aranhas são encontradas em lugares que contém gramas, na umidade, e onde faz calor; os escorpiões vivem debaixo de pedras, troncos e casca de árvore.
4- Escorpião amarelo,Aranha marrom,Viúva negra,Aranha armadeira, Caranguejeira.
5-Não
6-6-São 8 ( ou seja,4 pares). 


7-têm quatro pares de pernas;





  • não possuem asas ou antenas;











  • seu corpo divide-se em duas partes (cefalotorax e abdómen);











  • produzem uma seda ou teia. 
    8-Apenas as picadas da viúva negra e da reclusa castanha podem tornar-se perigosas. São ambas quase imperceptíveis e os sintomas habituais só surgem algum tempo depois. 






  • O que deve fazer

    Apenas algumas aranhas podem ser perigosas para os seres humanos. Duas delas são a viúva negra e a reclusa castanha. Ambas preferem climas quentes, secos e escuros onde abundem moscas. Muitas vezes encontramo-las nas casas de banho exteriores. 
    Viúva negra

    Esta aranha identifica-se através de uma marca vermelha na barriga. A sua picada assemelha-se à picada de um insecto - poderá mesmo não dar por ela. De início sentirá apenas um ligeiro inchaço e o aparecimento de manchas vermelhas. Porém, depois de algumas horas, começará a sentir uma dor intensa e uma situação de fraqueza.





  • 9-Os filhotes de aranhas nascem de ovos que a mãe põe e que são envolvidos numa espécie de casulo de seda chamado de “ovoteca”. Os filhotes crescem lentamente, alimentando-se, no inicio, de reservas presentes em seu próprio corpo, depois rompem o casulo e se espalham, levados pelo vento.
     





  • 10- Em geral as aranhas podem transmitir certos grupos de doenças:

    Lesões necrosantes
    Dermatites
    Choques anafiláticos
    Sua substância neurotóxica pode levar a morte




  • quinta-feira, 3 de novembro de 2011

    Sobre os Aracnídeos

     A classe dos aracnídios inclui aranha, escorpiões e carrapatos.
    O corpo dos aracnídeos é divido em cefalotórax e abdome . Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que são aprêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça.
    A maioria dos aracnídeos é carnívora. Alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose é causada por um aracnídeo, um ácaro.
    A aranha apresenta no abdome as suas glândulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas árvores e nos cantos onde esses animais vivem. aranha06
    escorpi1

    Aracnídeos

    quinta-feira, 25 de agosto de 2011

    Os Moluscos!

     Os Moluscos!

    Os moluscos (do latim molluscus, mole) constituem um grande filo de anima!is invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres, que compreende seres vivos como os caramujos, as ostras e as lulas.

    Tais animais têm um corpo mole e não-segmentado, muitas vezes dividido em cabeça (com os órgãos dos sentidos), um pé muscular e um manto que protege uma parte do corpo e que muitas vezes secreta uma concha. A maior parte dos moluscos são aquáticos, mas existem muitas formas terrestres como os caracóis.
     
    A biologia dos moluscos é estudada pela malacologia, mas as conchas - ainda do ponto de vista biológico, não do ponto de vista dos coleccionadores - são estudadas pelos concologistas

    O filo Mollusca é o segundo filo com a maior diversidade de espécies, depois dos Artrópodes (cerca de 50 000 espécies viventes e 35 000 espécies fósseis) e inclui uma variedade de animais muito familiares. Essa popularidade deve-se, em grande parte, às conchas desses animais que servem como peças para coleccionadores. O filo abrange formas tais como as ostras, as lulas, os polvos e os caramujos.
    Reino: Animalia

    Filo: Mollusca
    Linnaeus, 1758
     

    Classes
     
    Caudofoveata
    Aplacophora
    Polyplacophora
    Monoplacophora
    Bivalvia
    Scaphopoda
    Gastropoda
    Cephalopoda
    Os moluscos são variados e diversos, incluindo várias criaturas familiares conhecidas pelas suas conchas decorativas ou como marisco. Variam desde os pequenos caracóis e amêijoas até ao polvo e à lula (que são considerados os invertebrados mais inteligentes). A lula-gigante é possivelmente o maior invertebrado, e, exceptuando as suas larvas e, para além de alguns espécimes jovens recentemente capturados, nunca foi observada viva. A lula-colossal poderá ser ainda maior.Uma lula-colossal foi encontrada congelada por pescadores.O comprimento da lula chegou a aproximadamente trinta metros.

    Possuem um sistema digestivo completo (da boca ao ânus). Os gastrópodese os cefalópodes apresentam uma estrutura chamada rádula, formada por dentículos quitinosos que raspam o alimento.

    Os bivalves apresentam um estilete cristalino, responsável por colaborar na digestão ao libertar enzimas digestivas.

    O sistema circulatório é aberto, com excepção dos cefalópodes, que exigem alta pressão por se locomoverem rapidamente.

    Os moluscos também possuem uma grande importância nas cadeias alimentares, sendo detritívoros, consumidores de microrganismos, predadores de grandes presas (peixes, vermes...) e herbívoros (alimentando-se assim de algas e outras plantas).


    Reprodução
    Os moluscos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados.Os espermatozóides podem ser liberados na água ou dentro do corpo da fêmea.
     
     Classes
    Existem dez classes de moluscos, oito que ainda vivem e duas que só são conhecidas através de fósseis.

    Estas classes contêm as mais de 250 000 espécies de moluscos
          

      


    quinta-feira, 7 de julho de 2011

    Platelmintos :



    O Platelminto têm o corpo achatado, em forma de fita, e o seu comprimento pode variar desde poucos milímetros até metros e comprimentos, como ocorre com solitária. São conhecidos como '' vermes chatos''. Além desde,  há outros vermes  achatados que pertence a esse grupo, entre ele a a planária.
      Nesse filo, existem animais de vida livre e também alguns parasitas, que vivem á custa de outros seres.
      O tubo digestório da maioria desses animais é incompleto, isto é, eles possuem coca, mas não ânus. Os platelmintos parasitas absorvem através da pele, o alimento previamente digerido pelo hospedeiro, (pelo animal ke ''hospeda'' o parasita.
      Esses vermes tem células especiais, que são chamadas células-flama, que tiram de seus corpos substâncias a ser eliminadas, ou seja, excretadas. A maioria deles é hermafrodita- isto é, indivíduos que possuem, ao mesmo tempo, os sistemas reprodutores masculino e feminino.
      



    sexta-feira, 17 de junho de 2011

    Respostas:

    1- A principal características desses animais é o corpo coberto de poros. Essa característica de apresentar pequenos ''furinhos'' dá o nome  ao filo Porífera - que, em latim, significa ''portador de poros ''.
                                                                                                   
    2- Significa vivem fixos a substratos como o fundo do mar, rochas ou cascos de navios, a circulação da aguá pelo seu corpo é uma importante adaptação para a obtenção de alimentos, as trocas gasosas, a eliminação de resíduos  e a reprodução.

    3- Eles realizam a respiração e a  excreção se fazem por difusão direto entre a aguá circulante e as suas células


    4- *Coanócitos: digestão intra-celular (dentro da célula; é o único tipo de digestão q os poríferos fazem, eles ñ têm estômago ou cavidade gástrica); essas células têm um flagelo virado para a cavidade do átrio menos nos tipos mais simples (áscon) .
    *Cnidócito tem como função capturar presas e se defender.


    5- As espículas constituem uma espécie de esqueleto dos poríferos. Essas estruturas,que desempenha, o papel de sustentação do corpo, são utilizadas como elementos de classificação dos poríferos, pois o tamanha e a forma das espículas são características de cada espécie de esponja.  


    6- Nematocistos - são os que transportam uma toxina; encontram-se em todas as classes de celenterados, mas conhecem-se pelo menos 30 variedades diferentes destes "aparelhos".


    7- * Poríferos a reprodução assexuada:
     A reprodução assexuada pode ocorrer por brotamento, ou seja, formam-se pequenos brotos no corpo do animal, os quais mais tarde poderão se destacar, dando origem a novas esponjas, ou permanecerem ligados, formando uma colônia.
    Reprodução sexuada :
    Na reprodução sexuada, o gameta masculino (espermatozoide) ''nada'' até o gameta feminino (óvulo) e o fecunda, formando o zigoto. Esse zigoto dá origem a uma larva que se locomove por cílios. Após algum tempo,essa larva se fixa em uma superfície e começa a larva, originando uma esponja jovem.
    Cnidários Reprodução assexuada:
    Na reprodução assexuada por brotamento, formam-se brotos em determinadas regiões do corpo do animal. Cada broto, ou gema, se desenvolve e origina um novo indivíduo.
    Reprodução sexuada:
    Na reprodução sexuada, o animal masculino produz espermatozoides, que se deslocam até o óvulo do ser feminino. Esse óvulo é fecundado, formando o zigoto, e este, por sua vez, se desenvolve e origina o embrião.


    8- O corpo dos Cnidários pode ter a forma de pólipo ou de medusa. Os Cnidários com forma de pólipo podem viver isoladamente (poe exemplo, a hidra e a anêmona) ou formar colônias (como os corais). A medusa tem a forma de um guarda-chuva aberto virado para baixo, e o seu corpo é gelatinoso e mole.


    9-







    10- Sim as esponjas são animais fixos.
    Conseguem o alimento ingerindo outros seres vivos. Dentro da esponja há um grupo de célula com uma cauda ou flagelo . Essas células movimentam os flagelos e fazer uma corrente de água penetrar pelos poros do animal. A água passa pela cavidade do corpo e sai por uma abertura situada na parte de cima. 
         Com a água vem seres microscópicos, que fazem parte do plâncton, e restos minúsculos de organismos mortos. As células flageladas capturam então esses alimentos, que é digerido dentro dessas células e distribuído para as outras.

    Prof : Ana Claudia .

    1.       Qual a principal característica dos poríferos e dos cnidários?
    2.       O que significa dizer  que os poríferos são sésseis?
    3.       Como os poríferos e cnidários respiram?
    4.       Qual a função dos coanócitos e dos cnidócitos?
    5.       Qual a função das espículas nos poríferos?
    6.       O que é nematocisto?
    7.       Como pode ser as reprodução dos poríferos e cnidários? Explique.
    8.       Quais as formas dos cnidários e como elas se caracterizam
    9.       Faça um quadro identificando as principais classes de cnidários e exemplifique-as
    10.   As esponjas são animais fixos. Como elas conseguem alimento?